Às Clínicas Credenciadas
Na tarde de ontem, a Diretoria da UCTRERJ esteve em reunião com o Diretor de Habilitação – Roberto Tavares e os assessores Sr. Rafael e Sra. Heloá. Os assuntos discutidos foram os relacionados nos ofícios da UCTRERJ datados de 26/05/2025 e 09/06/2025:
— Baixa distribuição de candidatos nas clínicas
— Aumento da grade de agendamento de candidatos nos postos
— Distribuição irregular de candidatos em municípios com baixa população de habilitados
Após explanação da crise que estamos atravessando e da verificação que foi feita por alguns proprietários de Clínicas em visita aos postos, e verificação da quantidade de baias de atendimento, do número de computadores, de máquinas fotográficas e de atendentes para a Habilitação (enviados pela região Méier, Campo Grande, Recreio e outras), solicitamos o imediato aumento da grade de distribuição de vagas nos postos e a fiscalização na discrepância de distribuição de candidatos em algumas regiões citadas no ofício.
Tivemos como ponderação a Pandemia e o efeito dos 10 anos para a diminuição do quantitativo de candidatos nas clínicas por parte do Diretor e da equipe técnica presente, mas debatemos que essa estatística não corresponde a realidade porque o efeito dos 10 anos só deveríamos começar a sentir no próximo ano e a Pandemia não reduziria em 50%, 40% a distribuição de candidatos, como ocorre hoje em muitas regiões do município. Mesmo com o número elevadíssimo de Clínicas abertas, a estatística de candidatos que eram distribuídos no ano passado e, mesmo com o número de Clínicas existentes nos dias de hoje, a perda de candidatos distribuídos é muito grande. O Diretor ficou de fazer um levantamento da grade oferecida atualmente pelos postos e nos responder através do próprio ofício SEI que foi protocolado.
Levantamos também que com uma baixa grade de vagas oferecidas, os candidatos se viam obrigados a se deslocarem para outros postos fora da localidade onde moram, para se cadastrarem, o que acaba muitas vezes gerando o desvio de candidatos da sua região de origem. Tivemos, como resposta do Diretor de Habilitação do DETRAN-RJ que o posto digital corrige essa dificuldade de agendamento. Mas, questionamos que essa opção, embora ideal, infelizmente ainda não atinge a população mais idosa e que nem todos têm computador a disposição ou habilidade para usarem essa ferramenta. Ou seja, hoje há a necessidade de disponibilizar mais vagas nos postos .
Fomos informados sobre uma solução para o controle do reconhecimento facial nas clínicas que está sendo preparada para implantação pela Divisão de Informática como forma de impedir ilicitudes no reconhecimento facial.
Foi discutida a nova Portaria e todas as nossas reivindicações e propostas estão em harmonia com o pensamento da Diretoria de Habilitação.
Pedimos informações sobre o nosso reajuste de valores de consultas e como sabemos está na Presidência para assinatura. O Diretor de Habilitação se propôs a nos acompanhar em reunião na volta do Presidente do DETRAN-RJ que não se encontra no RJ.
O compromisso é que teremos uma resposta oficial até 03/07/2025. Assim que tivermos esse documento, participaremos a todos vocês.
Diretoria da UCTRERJ