Caros Associados,
Na quarta-feira, dia 25/05 comunicamos a Diretoria de Habilitação sobre as informações discrepantes que os cartórios estavam fornecendo aos usuários que ligavam para saber sobre as novas opções de cadastro de dados e encaminhamentos para a obtenção da CNH.
É importante ressaltar que já tínhamos um cartório na Rua do Ouvidor que oferecia um serviço de emissão de Renachs desde o ano passado, como projeto piloto e sempre distribuiu de forma equitativa os usuários que atenderam, respeitando o endereço de domicílio ou trabalho (caso fosse solicitado pelo usuário).
A concretização do convênio firmado entre o DETRAN-RJ e os cartórios não era de conhecimento de nenhum de nós.
Ao questionarmos sobre esse serviço, foi-nos informado que as normas para implementação dos serviços nos cartórios são as mesmas dos Postos de Habilitação ou seja, seguindo a Resolução vigente e a Portaria que nos rege.
Sendo dessa forma, a prestação de serviços por parte dos cartórios não nos afeta. Muito pelo contrário, aumenta a oferta de núcleos para cadastro de usuários e ainda, abre precedente para que possamos pleitear transformar também as clínicas, em novos pólos de cadastramento de usuários.
Agora, o fato de não estar sendo claro o cumprimento das regras de equitatividade na distribuição dos usuários para as clínicas foi indagado por essa associação e, nos foi explicado que ajustes serão feitos e que aguardássemos.
Na sexta-feira, estivemos novamente na Diretoria de Habilitação do DETRAN-RJ, esclarecendo que os cartórios ainda estão fornecendo informações errôneas no atendimento.
A Assessoria da Diretoria de Habilitação entrou em contato com o gestor do convênio com os cartórios , reafirmando o passo à passo do processo e a importância da equitatividade no sistema REFOR.
Solicitaram o prazo dessa semana para normalizar a distribuição dos candidatos. Vamos continuar monitorando as informações e a reorganização do sistema REFOR, sempre trabalhando em prol de todos.
DIRETORIA DA UCTRERJ